Pesquisar este blog

sábado, 8 de outubro de 2011

Tio o que é vitual???

Entrei apressado e com muita fome no restaurante.   
Escolhi uma mesa bem afastada do movimento, pois queria aproveitar os poucos minutos de que dispunha naquele dia atribulado para  comer e consertar alguns bugs de programação de um sistema que estava  desenvolvendo, além de planejar minha viagem de férias, que há tempos não  sei o que são. 

Pedi um filé de salmão com alcaparras na manteiga,uma  salada e um suco de laranja, pois afinal de contas fome é fome, mas regime  é regime, né? Abri meu notebook e levei um susto com aquela voz baixinha  atrás de mim: 

    -Tio, dá um trocado? 
     - Não tenho, menino. 
     - Só uma moedinha para comprar um pão.  
    - Está bem, compro um para você.   

    Para variar, minha caixa de  entrada estava lotada de e-mails. Fico distraído vendo poesias, as  formatações lindas, dando risadas com as piadas malucas. Ah! Essa música  me leva a Londres e a boas lembranças de tempos idos. 

    - Tio, pede para colocar margarina e queijo também?  
    Percebo que o menino tinha  ficado ali. 
    - OK, mas depois me  deixe trabalhar, pois estou muito ocupado, tá? 

     Chega a minha refeição e junto com ela o meu  constrangimento. Faço o pedido do menino, e o garçom me pergunta se quero  que mande o garoto ir. Meus resquícios de consciência me impedem de dizer.  Digo que está tudo bem. 

    - Deixe-o ficar. Traga o pão e mais uma refeição  decente para ele. 

    Então o menino se sentou à minha frente e perguntou:   

    - Tio, o que está fazendo? 
     - Estou lendo uns e-mails. 

     - O que são e-mails? 
     - São mensagens eletrônicas mandadas por pessoas via  Internet. 
    Sabia que ele não iria  entender nada, mas a título de livrar-me de maiores questionários disse:   

   - É como se fosse uma carta, só que via Internet.   
    - Tio, você tem Internet?  
    - Tenho sim, é essencial no  mundo de hoje.. 

    - O que é  Internet, tio? 
    - É um local no  computador onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas,  conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar, aprender. Tem tudo no  mundo virtual. 

    - E o que é  virtual, tio? 
    Resolvo dar uma  explicação simplificada, novamente na certeza que ele pouco vai entender e  vai me liberar para comer minha refeição, sem culpas. 

    - Virtual é um local que imaginamos, algo que não  podemos pegar, tocar. É lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos  de fazer. Criamos nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como  queríamos que fosse

    - Legal  isso. Gostei! 
    - Mocinho, você  entendeu o que é virtual? 
    - Sim,  tio, eu também vivo neste mundo virtual. 
     - Você tem computador? 
     - Não, mas meu mundo também é desse jeito.... Virtual.  Minha mãe fica todo dia fora, só chega muito tarde, quase não a vejo. Eu  fico cuidando do meu irmão pequeno que vive chorando de fome, e eu dou  água para ele pensar que é sopa. Minha irmã mais velha sai todo dia, diz  que vai vender o corpo, mas eu não entendo, pois ela sempre volta com o  corpo. Meu pai está na cadeia há muito tempo. Mas sempre imagino nossa  família toda junta em casa, muita comida muitos brinquedos de Natal, e eu  indo ao colégio para virar médico um dia. Isto não é virtual, tio?   

    Fechei meu notebook, não antes  que as lágrimas caíssem sobre o teclado. 

    Esperei que o menino terminasse de literalmente  'devorar' o prato dele, paguei a conta e dei o troco para o garoto, que me  retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que eu já recebi na  vida, e com um 'Brigado tio, você é legal!'. Ali, naquele instante, tive a  maior prova do virtualismo insensato em que vivemos todos os dias,  enquanto a realidade cruel rodeia de verdade, e fazemos de conta que não  percebemos!